sexta-feira, 21 de maio de 2010

O papel da escola

Qual o papel da escola e professores no processo diagnóstico?

Na medida que o TDAH afeta também a capacidade para a aprendizagem, a escola pode auxiliar  no diagnóstico, sendo que algumas ações e informações são importantes:

  • Prestar atenção e descrever as atividades e comportamentos da criança
  • Como  a criança  se relaciona com adultos
  • Obedece a ordens, regras, respeita a hierarquia?
  • Como a criança se relaciona com outras crianças? Consegue brincar em grupo e seguir regras das brincadeiras? tem amigos
  • Como reage ao ser contrariada pelo professor ou por outras crianças?
  • Finaliza seus trabalhos e atividades?
  • O nível de acerto é igual ao dos outros alunos?
  • Como são suas habilidades de organização  em relação ao seu material, suas anotações?
  • Quais situações parecem piorar o desempenho  e quais parecem melhorá-lo?

Como a escola e professores auxiliam no tratamento?


Existem algumas estratégias para o manejo  de crianças  com TDAH no dia-a-dia da escola.

Recebendo a criança
  • Identifique quais os talentos dos seus alunos - estimule, aprove, encoraje no desenvolvimento dos mesmos
  • Elogie sempre que possível - evite expor os fracassos
    • a baixa auto-estima é o aspecto  que mais compromete o desempenho dos alunos - sendo que no TDAH isto é muito mais evidente e exuberante.
  • O prazer  está diretamente relacionado a capacidade de aprender - seja criativo e afetivo buscando estratégias que estimulem o interesse do aluno 
  • Evite o estigma conversando com todos os alunos sobre as necessidades específicas de cada um - independente de terem ou não uma dificuldade.
Organizando  o espaço

  • A rotina e a organização  são elementos fundamentais - assim, alertas e lembretes serão  de extrema valia. As crianças com TDAH esquecem com facilidade suas obrigações e deveres, as regras a serem seguidas - por isto  os recados devem ser reforçados e estarem sempre visíveis.
  • Quanto mais próximos do professore e longe dos  estímulos distratores  melhor.
    • Estabelaça combinados. estes precisam ser claros e diretos. lembre-se que ele se tornará mais seguro se souber o que se espera dele.
  • Regras e limites muito claros - inclusive prevendo as consequências. 
    • em uma briga - afaste-o  do conflito, aguarde a turbulência passar e mostre como as outras crianças interagem ( não o retire do convívio).
  • Informe  os progressos diariamente (mesmo que pequenos) - estimule avanços maiores.
  • Valorize cada ação positiva
  • Ignore a ação negativa mas ao mesmo tempo forneça o modelo correto de ação (por exemplo - em uma briga - retire-o do foco, sente-se com ele, aguarde alguns minutos e depois mostre como é bonito ver os outros brincarem em harmonia)



cisa assumir o importante papel de organizar os processos de ensino de forma a favorecer o máximo a aprendizagem.
 

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